Páginas

21 de junho de 2010

Tortinhas de maçã


A Veronika chegou ao último piquenique com uma caixa de Sedex amarela e nada atrativa, que, pelo aroma, anunciava delícia frutada, doce de forno. Dentro, ainda muito quentes e aconchegadas sobre toalha xadrez e fofa, minis tortas de maçãs ainda nas forminhas, que atacamos feito formigas. À receita:
Tortinhas de maçã. De Veronika Paulics
Massa
200 g de farinha de trigo (metade integral, metade refinada)
100 g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1 pitada de sal
2 ovos
Recheio
4 maçãs Fuji grandes passadas no ralo grosso
Suco de um limão siciliano
Casca de limão siciliano ralada fina, a gosto
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1/2 xícara de uva passa preta
Farinha de rosca (para polvilhar)
Faça a massa: numa tigela, misture com um garfo a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar e o sal. Quando formar uma farofa, junte os ovos. Misture até formar uma massa homogênea. Coloque num recipiente com tampa e leve à geladeira. Deixe até a massa ficar firme. Faça o recheio: numa tigela, misture a maçã ralada, o suco e a casca de limão, o açúcar e a uva passa. Cubra e deixe descansar até a massa ficar gelada e firme. Monte as tortas: divida a massa em 24 porções e forre com elas forminhas de fundo removível. Espalhe por cima um pouco de farinha de rosca e em seguida distribua o recheio (se sobrar algum líquido do recheio, separe e beba, mas não coloque sobre as tortinhas). Leve as forminhas ao forno quente e deixe assar por cerca de 40 minutos ou até que comecem a dourar.
Rende: 24 tortinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika