Páginas

14 de julho de 2010

Salada de trigo de quibe


É fria, fácil de comer e carregar, gostosa, sustenta e tem fibras - além de garra pra suportar um dia inteiro em temperatura ambiente sem estragar ou perder a pose. Pode ser feita um dia antes e, se sobrar, saiba que fica ainda melhor no dia seguinte, com sabor mais apurado, introjetado.
O segredo é não hidratar totalmente o grão. Vinte minutos bastam - para que o grão ainda tenha espaço para absorver o caldo do tempero. Assim, não só o grão fica temperado por dentro como a salada não fica aguada. Lá vai a receita arabicamente inspirada, aprofundada em casa e devidamente anotada para dividir com os piqueniqueiros de plantão. Se não tiver xarope de romã ou tamarindo, acrescente limão e um pouco de mel, melado ou açúcar. Geleia de tamarindo diluída com um pouco de vinagre também funciona.

Salada de trigo de quibe
2 xícaras de trigo de quibe
3/4 de xícara de nozes picadas (70 g)
1 xícara de uvas passas
1 xícara de cubinhos de salsão (125 g)
1 xícara de cebola roxa picada (100 g)
Umas 30 folhas de hortelã picadas
1 xícara de salsinha picada
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas
1/2 xícara de xarope de romã (ou de tamarindo - veja também aqui)
1/3 de xícara de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (chá) de sal
Coloque o trigo numa tigela e cubra com 2 litros de água. Deixe hidratar por 20 minutos. Escorra e esprema o trigo para sair toda a água livre. Coloque numa tigela e junte os outros ingredientes. Misture bem, tampe e guarde na geladeira até o momento de servir.
Rende: umas 20 porções

Um comentário:

  1. Gostei....vou utilizar maçã ao invés de uva passa.Acho que vai ficar bom!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika