Páginas

16 de setembro de 2010

Salada de batatas com mostarda e nozes


Poderia ter feito com batatas orgânicas e com molho de mostarda comum, amarelo. Mas acabei usando as batatas Asterix, de casca cor de rosa, que comprei no mercadinho do Seu Emílio e a mostarda escura da Heinz que tinha na geladeira. Ficou gostosa.
Receita parecida já dei aqui no Come-se. Lá usei folhas de raiz forte que ganhei da Veronika, mas aprendi esta receita com folhas de mostarda mesmo. E assim o fiz, aqui com algumas pequenas modificações:
Salada de batatas com folhas de mostarda. Por Neide Rigo
1 kg de batatas de preferência orgânicas
100 g (6 folhas) de mostarda picadas grosseiramente
6 colheres (sopa) de mostarda preparada
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
40 g ou 8 nozes picadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Limpe bem e tire machucados das batatas, mantendo pelo menos parte das cascas. Corte em pedaços regulares. Coloque 1 litro de água e 2 colheres (chá) de sal numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, coloque as batatas e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que estejam cozidas, mas ainda firmes. Escorra e espere esfriar. Se preferir, cozinhe no vapor. Coloque a mostarda numa tigelinha e, com batedor de arame, vá batendo à medida que junta o azeite aos poucos. Até formar um molho emulsionado. Tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Coloque numa tigela a batata, as folhas de mostarda, as nozes e o molho de mostarda. Misture com uma espátula delicadamente e guarde na geladeira em recipiente tampado. Pode ser feito um dia antes do piquenique.
Rende: 8 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika