Páginas

6 de abril de 2011

Carne louca da Chus



Incrível como pode ser gostosa uma carne preparada por uma vegetariana. Acho que é porque, além do capricho e o tempero perfeito, tem aquela pitada ou uma mão cheia de generosidade e tolerância, afinal o que mais se vê é vegetariano querendo a conversão dos pecadores. Já é a segunda vez que ela leva ao piquenique e não sobra pra contar história. Até a última gota do caldinho é capturada com um naco de pão! À receita, pois:


Carne louca desfiada. Por Maria Carbajal (Chus)


Para cozinhar a carne


Azeite, um tanto, tipo 4 ou 5 colheres (sopa)


1 cebola picada
Alguns dentes de alho
1,5 kg de lagarto ou patinho ou coxão duro

2 cenouras cortadas em rodelas


1 copo de vinagre

½ litro de caldo de carne (ou água quente e 1 cubinho)
Louro, algumas folhas

Cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto


Para o molho

1 tanto de azeite

Mais cebola, se gostar

Pimentões verdes e vermelhos


1 copo de vinho branco
Azeitonas picadas (podem ser verdes ou pretas)

Mais salsinha
Coloque o azeite, a cebola e o alho na panela de pressão. Refogue a carne, coloque a cenoura. Junte o vinagre e o caldo, o louro, o cheiro verde, sal e pimenta. Tampe e deixar cozinhar no fogo baixo durante uma hora. Abra, verifique se a carne está molinha - se não estiver, coloque um pouco mais de água quente ou caldo e deixe cozinhar. Verifique o sal e temperos - isso depende do gosto, eu não experimento, só cheiro e então é difícil precisar. Quando a carne estiver bem macia, quase desmanchando, tire da panela e desfie. Deixe o caldo da carne na panela mesmo. Em uma frigideira, coloque o tanto de azeite suficiente pra refogar, a cebola, os pimentões e deixe corar tudo. Coloque o vinho branco, as azeitonas e a salsinha. Coloque a carne desfiada de volta na panela de pressão (onde tinha deixado o caldo), mexa um pouco, coloque o refogado da frigideira por cima, mexa bem. Deixe cozinhar um pouco pra tomar gosto. Verifique o tempero e veja se tem que acrescentar mais alguma coisa. Depois ajeite numa cumbuca e deixe macerar algum tempo antes de servir (fica melhor quando se faz no dia anterior).

Um comentário:

  1. Olá,pequiniqueiras.
    Neide você tem razão é muita generosidade e tolerância de uma vegetariana, eu nem provo e nem faço.
    A Chus deve ter alem de uma mão boa e generosa, um grande coração, pois fazer sem provar e ter ficado tão bom assim....parabens!!!
    abraços
    Cristina Vasconcelos

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika