Páginas

11 de maio de 2011

Bolo de fubá cremoso


Embora o último piquenique tenha acontecido no melhor estilo fast food, não pela qualidade da comida mas pelo tempo literal (chuva, muita chuva), quem provou do bolo da Chus sabe a delícia que estava. E quem só viu fotos ficou na vontade, caso da Veronika, que faltou. Atendendo pedidos dela e de outros, lá vai a receita mandada pela autora:

Bolo de fubá cremoso. Por Maria Carbajal (Chus)

Este bolo eu comi na casa de uma amiga quando fazia muito pouco tempo que eu morava no Brasil; pedi a receita e ela me deu de cabeça mesmo, provavelmente eu esqueci ou não entendi  a metade do que ela falou,  mas eu fui colocando um pouco mais de umas coisas e outras e o bolo deu certo.

2 ovos
2 xícaras de açúcar
2 colheres de manteiga
4 xícaras de leite
½ xícara de queijo ralado
3 colheres de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 e ½ xícara de fubá

Em princípio, esses são os ingredientes, mas a quantidade de fubá sempre muda um pouco dependendo do tamanho dos ovos. 
Vamos lá: Claras em neve.  As gemas batidas com o açúcar, a manteiga e 1 xícara de leite para ajudar.  Eu bato na mão mesmo. Depois vai colocando o queijo, o fubá, a farinha de trigo e o fermento.  Misturar tudo muito bem.  Colocar as claras em neve só misturando com carinho.  No fim não esquecer de colocar as últimas 3 xícaras de leite, fica quase líquido.  O leite também pode ser colocado antes das claras em neve.   Mas se achar que está  um líquido muito ralo pode colocar mais um pouquinho de fubá (menos de ½ xícara) e um tiquinho (pouquinho mesmo) de fermento em pó, só pra massa ficar contente, porque é um bolo que cresce discretamente.
Colocar numa forma retangular untada com manteiga e polvilhada e farinha de trigo.  Forno médio, até o bolo ficar com uma cor bonita. Também pode fazer o teste de enfiar o palito, quando sair limpo, o bolo está pronto.

7 comentários:

  1. Adoro esse bolo com café,simples e gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi que a chuva não iria desistir de acabar com a comilança, encarei o bolo da Chus com um copo de café.Me recusei a correr com a chuva já pingando,não antes de terminar o pedaço de bolo!

    ResponderExcluir
  3. Esse bolo me fez perder a vergonha habitual e propor, na cara dura, um escambo: pedaços do bolo de fubá por pedaços do meu bolo de banana. E a sem-vergonhice valeu a pena, porque esse bolo, como todas as coisas que a Chus faz, tinha sabor de um tempo morno e acolhedor, de quando a vida está em calmaria.
    (e a gente deveria ter tirado uma foto do brilho dos olhos que a minha enteada abriu quando viu o bolo chegando :-) acho mesmo que vou ter que fazer esta receita no fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, meninas!

    Sou repórter do site da Crescer (www.crescer.com.br)e vou fazer uma matéria sobre piquenique. Será que podemos nos falar por telefone amanhã? A ideia é contar sobre a iniciativa de vcs e colher dicas para pais que desejam fazer um piquenique com os filhos.
    Me escrevam, por favor.

    Abs,
    Heloiza Camargo
    hcamargo@edglobo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Neide, fui testar a receita e na hora "h" vi que só tinha açúcar mascavo e farinha de milho grossa. Fiz mesmo assim, ficou um bolo escuro por causa do açúcar, mas uma delícia. Na verdade o bolo não conseguiu nem esfriar direito, terminou antes... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog, td muuuito bem explicado assim ate eu vou conseguir preparar estas delicias.... Obrigada Elisa

    ResponderExcluir
  7. Que receita bacana...
    vou testar...e depois conto o resultado!
    Adoreo o Blog vou seguir...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika