Páginas

18 de agosto de 2011

Biscoitos de gruyere



Veronika contou que se baseou numa receita húngara para chegar a estes biscoitos com cara de pão,  ou o contrário, apresentados no piquenique em lata de bolachas como se fossem delícias de tia. E foi um sucesso. Sorte de quem pôde levar um pouco para casa, como eu.  Não durou até segunda-feira.  


Biscoitos de gruyere. De Veronika Paulics


ingredientes
1 envelope (10 g) de fermento biológico seco 
4 colheres (sopa) de água morna 
600 g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de creme de leite
2 ovos
2 colheres (café) de sal 
200 g de manteiga em temperatura ambiente (ponto de pomada)
200 g de queijo gruyere
1 clara de ovo ligeiramente batida


como preparar
misture o fermento na água morna e espere dissolver. numa tigela, misture a farinha de trigo com o fermento dissolvido, o creme de leite, os ovos, 
o sal e misture bem até a massa ficar bem esmigalhada. Junte, então, a manteiga e sove a massa. separe 50 gramas do queijo para polvilhar os biscoitos e junte o restante à massa. sove bastante até que a massa, bem lisa, comece a formar bolhas. polvilhe a massa com farinha de trigo e cubra com um pano. deixe crescer até ficar bem grande e começar a a rachar (de uma a duas horas, dependendo da temperatura ambiente). abra então a massa numa espessura de mais ou menos um centímetro. faça cortes com uma faca na superfície da massa, em várias direções, passe clara de ovo e cubra por igual com o queijo ralado reservado. depois disso corte em círculos com cortador de biscoitos ou com a borda de um copo. pegue cada bolinho e dê uma ajeitadinha neles, para que fiquem mais estreitos e mais altos. coloque-os em forma untada e enfarinhada, deixando espaço entre eles. leve a assadeira ao forno quente pré-aquecido e espere até que fiquem dourados.

4 comentários:

  1. Parabéns, meninas!!
    Também temos o hábito de convidar amigos e fazer picnic's por aqui (interior de Santa Catarina).
    É muito legal, né?!
    Obrigada pelas sugestões de receitas.
    Um abração!!
    Graciana e Daniel

    ResponderExcluir
  2. Estes biscoitos mais parecem "pogacsa" - biscoito Húngaro feito com "tejföl" (sour cream) e queijo :) comia 10 ao pequeno almoço todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. No comentário anterior esqueci-me de deixar uma imagem para verem como as "pogacsas" são semelhantes ao que fez:

    "http://29.media.tumblr.com/tumblr_lkfg9ehfpl1qd7a2no1_500.jpg"

    ResponderExcluir
  4. ana, a receita que minha tia me deu é realmente de pogácsa. mas eu fiz com gruyere e achei que o resultado final estava muito aquém dos maravilhosos pogácsa que ela faz.
    vamos aperfeiçoar a compreensão da receita e quando ficarem com a cara e o sabor que estão na minha memória, publicaremos.
    de todo modo, fiquei feliz com o fato de você reconhecer meus "biscoitos"!

    graciana e daniel, piqueniques são mesmo muito bons, não é? e quanto mais perto de casa, mais tranquilo.

    abçs, v.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika