Páginas

6 de março de 2012

Piquenique de aniversário

 (na hora do parabéns, durante os poucos segundos em que o chapéu ficou sobre a cabeça)

A bem da verdade, foi a Eliane, aquela amiga querida da receita do bolo de abóbora, quem inaugurou a tradição: o aniversário dos seus meninos lindos em geral era comemorado num belo piquenique, numa das mesas do parque da Água Branca. O mais velho, Cauê, já fazia uns seis anos quando ela teve que se render ao sonho que ele tinha de ter uma "festa de salão". Era sempre uma delícia - comidinhas gostosas e saudáveis, a meninada correndo e aproveitando os brinquedos do parque, as galinhas d'angola amontoadas pelos cantinhos dos prédios... acho que o mais gostoso de tudo era que a alegria das crianças, num espaço amplo daquele, era pura festa.

Assim, agora que a Eliane foi com a família toda morar em João Pessoa (que saudade!), a Paula e o Sérgio resolveram continuar a tradição e comemorar o primeiro do ano da fofura que é o Francisco num piquenique, no Parque Villa-Lobos. Aliás, pelo que me contaram, fazer piqueniques tem sido um ótimo programa, dividido com outros pais, com filhotes da mesma idade. E deve ser mesmo, pois tem coisa melhor que se esparramar pela grama, treinar os primeiros passos no amplo e macio, ter a companhia de outros amigos?

(Francisco oferece um pãozinho à amiga Clara)

O piquenique foi uma delícia, bem à moda desses do Piperca: tranquilo, animado, sem pressa. E eu fiquei muito feliz de poder reencontrar a Paula, já que a correria dessa cidade faz o tempo passar rapidinho e quando a gente vê, o recém-nascido que a gente foi visitar já tem um ano!


Quando a gente tem filhos, mora em apartamento, numa cidade desse tamanho, acho que uma das coisas mais gostosas de estar nesses espaços é poder estar perto deles de uma outra maneira. Foi o maior barato ver o Francisco ensaiando seus passos de mãos dadas ao pai, levando-o aos lugares que chamam sua atenção, confiando que seria possível correr atrás do cachorro que passava... quando penso em imagens de maternagem/paternagem [alguém poderia arrumar um equivalente em português para parenting, por favor?), em geral penso nas mãozinhas dadas nesses momentos; no corpo que se encosta distraído, mesmo depois de "crescido", quando as pernas e braços transbordam o colo; na generosidade de partilhar uma descoberta. E de um jeito que é cotidiano, num lugar que é familiar, o que confere sentimento e sentido ao espaço ao redor da gente. "Domar" a cidade, esse bicho estranho e selvagem, acostumando-nos com ela, fazendo-a se acostumar com a gente: acho que é esse desafio que os piqueniques ajudam a enfrentar.

 (quer alegria maior que essa, de encontrar em quem se confia, as mãozinhas entre a escora e o carinho?)

(será uma lagarta de língua de fogo? será que alguém estava fumando no parque? serão os ETs que chegaram à São Paulo?)

(não! são o Rodrigo e a Raquel fazendo experimentos com a lupa!)


Um ano da família querida aumentada merece mesmo uma comemoração linda como essa. Que venham muitos outros piqueniques! Parabéns, Francisco!

Um comentário:

  1. PARABÉNS AO FRANCISCO QUE ELE TENHA MUITOS ANOS DE VIDA, CHEIO DE SAÚDE E MUITAS FELICIDADES E SUCESSOS EM SUA VIDA!
    AMEI AS FOTOS FICARAM LINDAS!

    BEIJOS

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika