Páginas

6 de abril de 2012

Pão de Banana da Terra


Desconfiando que acabei por desenvolver algum grau de alergia a trigo ou glúten e obedecendo (ou tentando obedecer...) às instruções da médica de testar ficar um mês sem comer para depois reintroduzir, tenho acompanhado com bastante interesse as Quintas sem Trigo na Neide, no Come-se.
Quando vi a receita desse pão, minha boca se encheu de água: adoro banana da terra, e imaginei quão saboroso devia ficar!
Copio aqui a receita da Neide. Fiz conforme a receita, com exceção da farinha de mandioca, que só encontrei refinada mesmo e no supermercado (mas só porque eu estava com pressa e tinha cismado que queria-porque-queria saber que gosto tinha o pão!).
Pão de banana-da-terra com farinha de mandioca 

3 ovos
2 bananas da terra maduras e bem cozidas (300 g)
1/2 xícara de leite
40 g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca fina e branca (prefira as mais artesanais e não de supermercado)
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (chá) de sal

Bata as claras em neve, junte as gemas e bata bem. Reserve. À parte, bata no liquidificador as bananas com o leite e a manteiga. Despeje sobre os ovos batidos e misture delicadamente, juntando aos poucos a farinha de mandioca, o fermento e o sal.  Coloque numa forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha de mandioca. Leve ao forno médio e deixe assar por cerca de 40  minutos ou até ficar bem dourado.

Rende: 1 pão

O meu pão ficou meio desenxabido porque a minha fôrma era muito larga, então ele "esparramou"; para ficar mais com cara de pão e fatias - pois ele fica bem úmido e fofo -, é melhor usar uma fôrma mais estreita e alta.

Um comentário:

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika