Páginas

5 de abril de 2012

Salada de arroz integral, atum e linhaça


Confesso logo: fui uma das que não puseram muita fé que o piquenique ia mesmo acontecer, de modo que além ter ido para São José visitar minha mãe e dar um abraço de aniversário no meu querido padrasto, cheguei domingo de manhã em uma casa um tanto esvaziada - meu sonho de consumo: adoro quando acaba a semana e a geladeira está vazia... fico super achando que fiz as contas certas e feliz por não ter desperdiçado nada :-)
O que levei ao piquenique de abril, então, foi bem improvisado -  torta de banana nanica quentinha, uma metade do pão de beterraba que tirei do congelador e também chegou à praça quente, algumas frutas e suco de maracujá.
Mas antes de colocar a receita do pão e reeditar a da torta, vou mesmo é colocar a receita da salada de arroz integral que levei no mês passado.
Era uma receita que eu tinha guardado há tempos, justamente para poder levar ao piquenique. Vi no blog do Marcelo Katsuki, imprimi, colei no caderno de receitas e... e nada: quase nunca lembrava de preparar o arroz antes ou de separar parte do arroz da semana para isso.
Mas mês passado resolvi preparar porções de arroz integral congeladas para a semana e resolvi finalmente desencantar a receita.

Fiz do jeitinho que ele sugere, com exceção talvez das ervilhas frescas - usei de lata - e da linhaça, que não moí:

- 2 xíc. de arroz integral (já cozido, frio)
- 1 lata de atum (em água e sal, escorrido)
- 1/2 cenoura ralada
- 1 xíc. de ervilhas frescas cozidas
- 1 colher (sopa) de maionese light (opcional, para dar liga)
- 2 colheres de sopa de azeite
- suco de 1/2 limão siciliano (mais suave, refrescante)
- sal e salsinha a gosto
- linhaça

Misturei tudo numa tigela, temperei conforme o sugerido, inclusive com a maionese e voilá! Preparei na manhã do piquenique; acho que ela teria ficado mais saborosa se tivesse gelado mais e ficado mais tempo curtida no tempero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Se você não tem blogue nem gmail, comente assim mesmo. Quando aparecer "Escolher uma identidade" logo abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção (anônimo). Mas, deixe seu nome, por favor, e se quiser, deixe também seu email. Abraços, Neide, Fabiana e Veronika